Hey geeks! Tudo bem com vocês?

Não sei vocês, mas sempre que estou jogando algum game eu fico muito envolvida pela trilha sonora. Muitas vezes cantorolo junto, fico com a música na cabeça… as vezes até tento tirar no piano, na Les Paul do Google Doodle… (huahuahuahau) Não entendo por que a trilha sonora não é um critério nas “avaliações de nota” dos jogos.

Mas nós sabemos que jogo não se faz só de gráficos e enredo, e que uma boa trilha sonora envolvente faz toda a diferença! E entre todos os tipos de músicas que são usadas nos jogos, hoje escolhi falar das orquestradas, que são minhas preferidas! Adoro música clássica, e acho que este tipo de trilha “empresta” uma riqueza muito grande aos jogos, passando emoções mais intensas.

Clique abaixo pra continuar lendo!

A trilha sonora de Chrono Cross, composta por Yasunori Mitsuda ganhou o Gold Prize no Playstation Awards de 2000 e ainda hoje é tocada em concertos e lançada em coletâneas, como o Symphonic Fantasies de 2009, por sua beleza.

Outra OST marcante é a trilha sonora de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que foi composta por Koji Kondo e tem um papel importante no game pois Link pode aprender canções mágicas para sua ocarina. Em 2001, três anos depois do lançamento oficial da trilha sonora, a GameSpot a classificou como uma das “top 10 video game soundtracks”.

Medal of Honor é uma série criada por Steven Spielberg inspirada no filme “O resgate do Soldado Ryan“, e tem uma trilha sonora belíssima criada por Michael Giacchino, que também compôs para outros games como Call of Duty e Black, e ganhou vários prêmios, entre eles o Interactive Achievement Awards pela trilha sonora de Medal of Honor Frontline.

Outro compositor super premiado é Garry Schyman, compositor da trilha sonora de Bioshock e Bioshock II, que foram premiadas no Television Awards G4, Spike Video Game Awards, Academy of Interactive Arts & Sciences e quatro prêmios no Game Audio Network Guild em 2007. Além de Bioshock, compôs também para Dante’s Inferno e Resistance: Retribution.

Exemplo de game com belíssimos gráficos, ótimo enredo e sonoridade impecável, a trilha sonora de Final Fantasy IX foi composta por Nobuo Uematsu e originalmente lançada em 4 CDs em 2000, e relançada pela Square Enix em 2004. A música tema do game, “Melodies of Life” é interpretada por Emiko Shiratori em japonês e inglês e até hoje é muito popular.

A trilha sonora de Sonic Colors foi composta por Jun Senoue, que é membro da banda Crush 40. O CD “Sonic Colors Original Soundtrack: Vivid Sounds x Hybrid Colors” foi lançado ano passado e no iTunes em janeiro deste ano. A música tema dispensa explicações:

E, claro, como não poderia faltar, a trilha sonora de Mario Galaxy é totalmente orquestrada, e foi composta por Mahito Yokota. O diretor de áudio do jogo foi ninguém menos que Koji Kondo, que pediu para que a orquestra tocasse em ritmos incomuns, para sincronizar perfeitamente com os movimentos do protagonista da série, e até mesmo os efeitos especiais foram ajustados na partitura das músicas. A trilha sonora ganhou vários prêmios, entre eles o “melhor projeto de áudio” da revista Edge Magazine em 2008.

Aproveitando o post, lembram aquela orquestra que fez a homenagem aos 25 anos de Zelda na E3? A Nintendo anunciou que eles farão uma turnê internacional de comemoração, e já têm show confirmados no Japão, Europa e EUA, mas não descartam a possibilidade de virem ao Brasil! Já pensaram, seria como um Video Games Live só de Zelda!

E aí o que acham das músicas? Claro, ficaram faltando milhares de trilhas maravilhosas de vários games, mas não dava pra postar todas né? Hahahaha! Mais pra frente eu vou fazendo mais posts com outras músicas e outros estilos! ^^

Vocês também se encantam com a trilha sonora dos jogos? Se tiverem alguma sugestão pra posts futuros, deixem nos comments! ;D

Kissus!

    • Ami ϟ says:

      Luluuuuuu *_*/

      Nossa, verdade! A trilha de Kingdom Hearts é linda mesmo, vou até deixar anotado pra não esquecer num futuro post XDDD

      obrigadaaaaa por aparecer aqui e comentar! <3

      kissus!

  1. Lizzie says:

    Ese post me lembrou que esses tempos eu fui em um evento de anime e eles fizeram uma atração chamada Games in concert, e colocaram uma orquestra e uma banda de rock juntas, foi muito legal.

    (video da versão do castelo do Mario:

    • Ami ϟ says:

      Aaaah eu lembro do Games in Concert do AnimABC, foi phoda mesmo!!!!!! A galera vibrando nas músicas dava até arrepios né? *_*

      Muito legal mesmooo o video, obrigada!!!!

  2. Link says:

    Muito bom!!! Muito bom mesmo!
    Mas só uma coisa antes: a trilha sonora faz parte sim do método de avaliações de games.
    As principais categorias que eles avaliam são: Gráficos, som (que conta a trilha sonora e tudo o que faz barulho no game), jogabilidade e diversão.
    Mas deveriam mesmo ter tipo um VMA ou Oscar só da trilha sonora dessas maravilhosas obras de arte que nos fazem rir, chorar, ficar com raiva (e muita) entre outras emoções hauhauhuah

    Todas as músicas que você escolheu são fantásticas *-*
    EU SABIA QUE VOCÊ IA PEGAR UMA DO MARIO GALAXY!!! É simplesmente fantástica!
    O Miyamoto-san no começo junto com a equipe de desenvolvedores é algo impagável!
    Eles fizeram um mesmo vídeo só que com o tema do Mario Galaxy 2… No meio do vídeo o Miyamoto faz uma cara de "eu vou dominar o mundo com esse game" HAUHAUHAUAHUAH

    Parabéns mesmo! Arrazou no post!

    =***

    • Ami ϟ says:

      ah é?? noooossa eu achei que no "som" eles avaliavam só os efeitos sonoros e tal, não sabia que entra o wohoooo fiquei feliz agora! nhaiuhauihaiuhaiuhaiuhaiua

      nhaiuhauihaiuhauihaiuhaua OBVIO que eu ia colocar esse video do Mario Galaxy, é priceless mesmo! nhaiuhaiuhaiuha não coloquei do 2 tb pq ia ser muito puxa saco… LOL

      ownn obrigada <3

  3. Geceraldo_paiva says:

    excelente a trilha sonora do Medalha de Honra, sou muito fã dessa franquia e sou musico estudante de produção fonografica e cada vez mais tenho inspiração para criar algo que se aproxime a esse nível de musica , claro guardando as devidas proporçoes. deêm uma sacad no meu blog soundgames.wordpress.com/facebbok/soundgames.

  4. Patrícia Souza says:

    Eu sempre escuto a trilha sonora de Final Fantasy IX, além das songs serem lindas, da uma certa emoção você escutar e saber identificar de que parte e de que lugar do jogo a música é. (Pra quem já jogou o jogo,claro)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>