Olááá Geeks!

Continuando o post de ontem sobre as concept arts de Mary Blair para os filmes da Disney, hoje vou postar as artes de Alice e a Dama e o Vagabundo! <3 A Mary Blair também fez algumas ilustrações para Dumbo e até uma cena de Fantasia 2, que acabou não saindo.

Mary Blair atingiu o auge da sua criatividade na adaptação do famoso livro de Lewis CarrolAlice no País das Maravilhas, desenvolvido quase na mesma época de Cinderella, em 1951. Ela teve uma forte influência no estilo ousado e psicodélico do longa, através de inúmeras ilustrações que usavam e abusavam das mais variadas cores e formas desproporcionais, ressaltando o quão diferente e maluco era aquele mundo onde Alice foi parar.

 

Vale ressaltar que as criações de Mary Blair contribuíam apenas como artes conceituais básicas para a produção dos cenários, já que a maior parte do estilo dela acabava se perdendo até a versão final do filme, o que particularmente incomodava Walt Disney que não conseguia ver o trabalho da artista na tela, motivo pelo qual ele elegeu o pintor Eyvind Earle para supervisionar todo a produção artística, das paisagens às personagens, de A Bela Adormecida (de 1959), também em produção na época.

 Concept Art – A Dama e o Vagabundo

Algum tempo depois se retir da Disney, Mary Blair fundou seu próprio estúdio em Nova York, onde trabalhava como ilustradora, designer gráfica e fez inclusive diversas campanhas publicitárias. Mas felizmente ela não “cortou relações” com a Disney Pictures, e a pedido de Walt Disney em 1963 ela se encarregou da produção artística da atração “It’s a Small World” (É um pequeno mundo) para a Feira Internacional de Nova York, mas que posteriormente foi levado para a Disneyland Califórnia, e mais tarde replicado no Magic Kingdom na Walt Disney World de Orlando, assim como nos parques temáticos te Tóquio, Paris e Hong Kong.

Em 1967, a artista também criou a arte do mural do passeio “Tomorrowland” uma das áreas do parque Magic Kingdom – com dois murais de azulejos ladeando o corredor de entrada (na foto abaixo, mas infelizmente os murais não existem mais…) e em 1970, em sua última colaboração com a Disney, assumiu a decoração do Contemporary Resort Hotel na Walt Disney World da Flórida.

Finalmente, ano passado a artista foi homenageada com um Google Doodle, comemorando a data em que ela completaria 100 anos!

Mary Blair pode ser considerada uma das grandes “lendas” da Disney, seu legado é muito vasto e rico e certamente será sempre lembrada pelos amantes de artes plásticas e desenhos animados. Mas vale ressaltar também que em uma época em que as mulheres ainda lutavam para conquistar seus direitos esta grande artista se destacou nos campos artísticos e comerciais, com a ousadia de suas criações e sua persistência apesar de qualquer desafio e obstáculo!

Então deixo aqui esta grande inspiração para nós, meninas que sonhamos em deixar o mundo mais alegre e bonito com nossas criações! (E principalmente pra nossa artista master do Geekiss, Yara sua linda!)

Espero que tenham gostado dos posts =) E se você perdeu a primeira parte do post, veja aqui!

Kissus!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>