Filme: Detenção (The Experiment)

Mais um filme da série que me pertubam por serem bem reais é o Detenção. Achei a tradução péssima. O título original do filme é “The Experiment” – (O Experimento).

Aqui a sinopse:

“Adrien Brody e Forest Whitaker protagonizam Detenção, um intenso thiller centrado em um grupo de homens comuns que, em busca de dinheiro fácil, se oferecem como voluntários em uma experiência científica. Confinados numa prisão abandonada, eles serão divididos em dois grupos, os prisioneiros e os guardas. O objetivo é analisar como o ser humeno lida com regras, o poder e o controle sobre o próximo. Em uma espécie de reality show violento. Esta experiência testará todos os limites. Você é forte o suficiente?” (fonte: www.interfilmes.com)

      the-experiment-poster

Esse filme não teve uma grande divulgação, o que eu acho estranho já que tem grandes atores como Forest Whitaker e Adrien Brody.

Achei esse filme muito perturbador. Vou contar um pouco do que acontece sem tirar a graça pra quem ainda não viu.

O grupo de homens que se inscreve para participar de um programa que a pricípio eles não sabem qual é, só que é um experimento social, em busca de ganhar um dinheiro extra e fácil.

Quando eles são levados ao local, o presidio, eles são divididos em 2 grupos: guardas e prisioneiros. A regra é:  um ato indevido deve ser punido, se isso não ocorrer o experimento acaba e eles não ganham o dinheiro. O que cabe aqui é o que esse homens interpretam como sendo um ato indevido, e como eles vão chegar a um consenso sobre a punição. È a partir disso que toda a trama se desenvolve. O personagem do Forest Whitaker e do Adrien Brody, que trocam algumas palavras triviais no começo do filme acabam virando pólos opostos dentro do experimento, este que se revela muito mais complexo e cruel do que todos ali haviam imaginado.

The_Experiment_08

experiment-06

Esse filme trata de confinamento e autoridade/subordinação. E até onde essas pessoas vão para que o experimento não  acabe. Até onde você estaria disposto a ir por medo de quebrar uma regra e sofrer as consequências disso.

tn_the_experiment_adrien_brody_floor_2010_large

Não tem como não fazer a ponto mental com aqueles incidentes criminosos nos EUA dos trotes feitos para várias filiais de fast-food!

Para quem não conhece a história vale uma pesquisa no Google. Mas, ÓBVIO, que eu vou contar um po07_the_experiment_blu-rayuco aqui do que eu estou falando.

Nos anos 2000 um homem começou a realizar trotes para fast foods, e convenceu 70 a cumprirem suas ordens. Funcionava assim: ele dizia ser um policial e chamava o encarregado da loja e dizia que alguma funcionária era suspeita de ter roubado algo e ela deveria ser levada para sala do gerente. Na sala, o “policial” continuava a passar instruções que o encarregado deveria fazer com que a funcionária seguisse, daí pra frente é o maior show de horror. O “policial” pedia para o gerente fazer a garota tirar toda a roupa, abaixar várias vezes (pra que o que quer que seja ela tivesse roubado caísse), pular, ficar amarrada, fosse revistada (sim, sem roupa nenhuma). O caso mais extremos desse, foi gravado por câmeras de segurança, num McDonalds, a gerente, depois de ter feito todos esses passos com a funcionária de 17 anos, deixou o namorado dela (da gerente) tomando conta da menina porque ela tinha que sair. O namorado estupra a menina na sala. Nota, foi filmado.

Law & Order SVU fez uma episódio baseado nisso com a participação do ator Robin Williams. Além disso, foi feito um filme chamado Compliance, que ainda não chegou aqui (eu acho). [Para saber mais aqui tem um link http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2013/03/ate-onde-obedecer.html ]

robin-williams_l

Creio que quando o autor das ligações foi pego, ele foi inocentado de algumas acusações, quando confrontado ele disse: “eu era apenas uma voz no telefone, as pessoas escolheram obedecer”.

Essa última frase resume o filme The Experiment. Até que ponto devemos obedecer…

E fica aqui, mais uma vez, minha indignação pela tradução do título, podiam ter deixado como “O Experimento” e estava perfeito!

detencao_1

Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *