Hey geeks!

Ontem o Rodrigo Sampaio mandou lá na nossa fanpage um projeto super legal que eu não podia deixar de compartilhar aqui com vocês.

O escritor Gustavo Rosseb é o autor da série de livros Tibor Lobato que trás as lendas e personagens do folclore brasileiro adaptados à linguagem do infanto juvenil moderna. Sobre a temática do livro, ele explica:

Com o “boom” de Harry Potter, muitas pessoas caíram nas graças da literatura infanto juvenil. E isso foi ótimo, pois houve um grande crescimento de novos leitores no Brasil. Porém a maioria dos livros de fantasia que são publicados por aqui se baseia em mitos e culturas estrangeiras, sejam nórdicas, gregas ou americanas.

A cultura brasileira é muitas vezes subestimada pela grande mídia e o entretenimento padrão dá pouquíssimo suporte para combater esse descaso.

E por mais que eu deteste admitir, isso é um tanto quanto verdadeiro. Mas também, o que dão pros jovens lerem sobre “lendas/histórias/folclores/cultura” brasileira? Macunaíma? O Guarani? Iracema? Ai, não me levem a mal, li todos. Nada contra o romantismo ou antropocentrismo brasileiro, mas o Sítio do Pica-pau Amarelo é bem mais legal, e olha que se a gente ler atualmente, vai ver que é cheio de preconceitos uó. LOL (não me matem por isso, opinião é igual bunda, sabem?)

tibor-lobato

escuteumlivro

Mas o que eu vim falar aqui é sobre o projeto “Escute um Livro” que foi criado pelo autor, afim de levar a literatura infanto-juvenil brasileira a jovens com pouca ou nenhuma visão. E pra isso, foi criado um projeto de literatura no Catarse, onde a colaboração de todos é necessária: Se o valor do projeto for atingido, mil audiobooks serão entregues para crianças e jovens cegos.

No Brasil, existem cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais, sendo que 9% deles são cegos totais, isso representa 585 mil pessoas!

Agora, eu sei que o blog está cheeeeeio de ratinhos de biblioteca (inclusive eu, o Kei, o Link, a Vic, a Nati..), imaginem se vocês não pudessem ler e conhecer o maravilhoso universo dos livros? Aliás, os audiobooks não beneficiam apenas os deficientes visuais, né? Também são super práticos para ouvir no trânsito, por exemplo. (Pra quem mora em São Paulo deve dar tempo de ouvir todas as Crônicas de Nárnia antes de chegar no trabalho, porque olha… hahahahaha!)

No site, dá pra ajudar com diversas quantias, de R$10 a R$1000, e são oferecidos também “prêmios” pela sua colaboração!

escuteumlivro10 escuteumlivro20 escuteumlivro30 escuteumlivro200 escuteumlivro1000Na minha singela opinião, os audiobooks deviam ser incentivados e ter o custo barateado de maneira geral, para qualquer tipo de livro. MAS todas as mudanças tem que começar em algum lugar, e a iniciativa do autor Gustavo Rosseb deve servir de exemplo a inúmeros outros autores brasileiros, não é mesmo?

Então quem quiser/puder ajudar no projeto, basta clicar aqui para ver a página no Catarse ! E se você não pode ajudar financeiramente, compartilhar ajuda bastante também, visto que eles tem apenas 9 dias para conseguir atingir a meta! X_X Ai, essas corridas contra o tempo sempre me deixam nervosa!

Então é isso. E agora eu vou na livraria dar uma olhadinha nesse livro, que na verdade eu nunca vi o_o’ hahahaha mas apoiei o projeto porque achei a iniciativa muito legal mesmo!

Kissus!

[UPDATE]

O projeto foi financiado com sucesso, pessoal! Obaaa! <3

catarse-escute-um-livro

[/UPDATE]
  1. Gustavo Rosseb says:

    Muito obrigado pela matéria, de verdade! Estou tentando fazer a diferença e espero conseguir, não só atingir a meta, mas mostrar às pessoas que é possivel sim, fazer algo pelo meio em que vivemos!!! 🙂

    • Geekiss says:

      Oi Gustavo! Que legal que você viu o post e gostou! 🙂 Parabéns pela sua iniciativa, espero que obtenha sucesso sim! Concordo que mais importante ainda do que atingir esta meta é como isso pode influenciar as pessoas ao nosso redor ;D

      Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>