Olá gente!

Vamos falar de cabelo? ~vamoooooos~

É possível lavar os fios sem usar shampoo? Apesar do produto fazer parte da rotina normal de cuidar dos fios uma técnica vem atraindo muita atenção por apostar apenas no condicionador higienizador dos cabelos.

co wash

 

O co-wash, redução do termo “conditioner washing” ou “lavar com o condicionador”, em português, evita o uso do shampoo durante a limpeza, já os sulfatos presentes em sua fórmula abrem as escamas do fio, deixando os cabelos vulneráveis ao ressecamento e perda de nutrientes.

Essa técnica está sendo muito utilizada por quem tem cabelo crespo ou cacheado ou por quem utiliza muita química no cabelo (como relaxamento, escovas progressivas, tinturas etc) já que são fios que perdem muito da sua oleosidade natural.

No co-wash as impurezas do cabelo saem por fricção, ou seja, você limpa sem os detergentes e sulfatos agressivos para o cabelo.

O co-wash funciona ao seu máximo se você diminuir muito ou eliminar completamente os produtos com silicones insolúveis como: parafina, óleo mineral e outros petrolatos que são insolúveis em água. Essas substâncias deixam o cabelo com brilho, porém criam uma camada impermeável no fio não o deixando absorver nutrientes ou a própria oleosidade vinda do folículo. Por isso produtos com silicone prometem brilho no cabelo e necessitam de shampoo para serem eliminados do cabelo.

A rotina sem silicones insolúveis é chamada de No-Poo.

A rotina com poucos silicones insolúveis é chamada de Low-Poo.

no-poo

Quando procurar na internet sobre produtos que podem ser utilizados pra quem pratica essas rotinas procure pelo título “produtos liberados para no-poo/low-poo”! Ou, antes de comprar produtos, leia o rótulo e certifique-se de que ele não contem nenhuma das susbtâncias citadas anteriormente.

Eu pratico o no-poo desde julho/2014 e sinto muuuita diferença na saúde do meu cabelo!

Se você tem o cabelo extramenete seco, ou tem o cabelo crespo/cacheado e acabou de fazer a transição de volta para o natural vale a pena tentar e ver se nota mudanças.

 

1

 

Aqui está uma lista de produtos “Liberado” pra que quiser consultar: https://docs.google.com/document/d/1JOPUQSfvgARB3rJHSf6gQ1mgPqH9EskKC_smkvfAyAc/edit

 

O que acham?

Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>