É a batalha final da liga Índigo. Nidorino entra no ginásio para encarar Gengar em uma batalha inesquecível e… O despertador toca. E por 20 anos, o despertador te trás de volta para um mundo cheio de animais, porém nenhum deles pode ser carregado em uma Pokébola.

Mas não hoje. Nãããão, hoje não. Hoje o despertador tocou, eu desliguei, deslizei a tela e minha Pokédex estava lá. Registrado nela, estava o Charmander que eu escolhi na manhã anterior, o Pidgey que eu capturei no parque perto de casa, e o Ghastly que quase me matou de susto às 11 da noite quando estava passeando com meu cachorro. E essa, meus caros, é a magia do Pokémon GO.

O Pokémon GO não é um app complexo. Ele basicamente usa a database do Google Maps – pra quem não sabe, a Niantic, empresa responsável pelo desenvolvimento do app, é uma startup do Google – e transforma os pontos de interesse do Maps em pontos de interesse do mundo Pokémon: postos que dão Pokébola, Poção, Revive, e claro, pontos de experiência.

Então a sua jornada começa, como começa toda jornada: um passo atrás do outro. E antes de chegar ao fim da rua, você tem a sua primeira surpresa. O telefone vibra, faz um barulho, você olha e… O-M-G UM POKÉMON!
pkmn-go2

pkmn-go1

E daí em diante, é puro instinto. Não precisa de ninguém pra te explicar o que fazer. Tem um Pokémon na sua frente, você tem Pokébolas na mochila, tem mais de 25 anos que você aprendeu o que fazer. E quando você menos esperar, já tem 35 pokémon na sua pokédex e sem notar você andou 2km e já rachou até um ovo! 😀 😀 😀

Um guia prático para Treinadores iniciantes

Eu não tenho todas as respostas do mundo, pois só joguei por 3 dias até agora, e tentei não pesquisar muito porque queria descobrir tudo “por conta própria”. Mas se você prefere já começar com uma idéia do que fazer, pra onde ir e como aproveitar o máximo, aqui vai o meu resumo básico:

Começando!

Primeira coisa que você tem que saber: como eu citei ali em cima, o game é desenvolvido por uma empresa do Google. Então o único modo de se cadastrar é com uma conta Google. Não tem choro nem vela, se você não tem uma conta Google, vai correndo lá fazer uma.

inicio-pkmn-go

Você vai cansar de ver essa tela com o Gyarados falando pra você prestar atenção por onde anda.

Depois de criar uma conta, virá o começo tradicional: o novo professor vai se apresentar, e você vai criar seu avatar e escolher seu pkmn inicial.

Como capturar um Pokémon?

Você escolhe seu primeiro Pokémon entre os 3 primeiros iniciais: Squirtle, Bulbassauro ou Charmander. Aí você já vai ter a sua primeira experiência pra testar o jeito que a captura pokémon funciona. Vai aparecer uma pokébola na parte inferior da tela, você só precisa colocar o dedo sobre a pokébola e arrastar em direção ao pokémon, como se estivesse arremessando mesmo.

capturar-charmander

Com o tempo, aparecerão pokémon de diferentes níveis, e alguns deles até rebatem ou se desviam da pokébola. Quando você for capturar um pokémon, fique de olho no círculo que se forma em volta dele. Há um círculo verde que vai diminuindo e aumentando: é nele que você tem que mirar!

circulo-verde2

Esse é o círculo verde!

Arremesse a Pokébola para acertar o pokémon quando o círculo verde estiver maior, que será mais fácil de capturar. Você também ganha pontos de experiência extra por fazer um bom arremesso. 😉

bonus-pkmn-go

Como conseguir pokébolas e itens?

Você consegue pokébolas e itens de dois jeitos dentro do jogo. Um deles é passando pelos “PokéSpots” (que são os pontos de interesse marcados no mapa) que podem ser um monumento, uma estação de trem, uma delegacia de polícia, uma fonte, um prédio uma placa… praticamente qualquer coisa que se destaque na rua.

posto-pokemon-go-geekiss

Os postos são marcados no mapa como cubos azuis. Ao chegar próximo o suficiente de um deles, ele se “abre”. Aí é só você clicar, que vai abrir um círculo com a foto do local e o nome. Então você arrasta o dedo pro lado pra “girar” a roda – e grita PLAYSTATION (hauhauhauhauhauhaua não, pls) – e normalmente vão “cair” dele umas 3 a 5 pokébolas e/ou itens como potion e revive. Se você der sorte, pode vir até um ovo em algum Spot! 😀

pokespots-pkmn-go

Outra dica: as vezes a sua 3G não tá cooperando e não carrega completamente o PokéSpot, mas mesmo assim tenta girar a bolinha lá, pq normalmente demora um pouquinho mas os itens vem mesmo assim! 😛

Como subir de nível?

Não são apenas seus pokémon que evoluem. Você também pode subir de nível! Toda vez que você captura um pokémon, ou passa por um PokéSpot, você também ganha pontos de experiência. (Provavelmente também ganha XP se vencer um ginásio, mas eu não sei pq nunca venci um… hahahahaha!)

E existem também algumas achievs que ao completar, você ganha medalhas! Elas estão listadas no seu perfil abaixo dos pontos de experiência, e quando você completa uma delas ganha XP e uma medalha. 😀
time-instinto medalha-achiev-pkmngo

Como aumentar o nível do meu Pokémon?

Quando você captura um Pokémon, ele vem com 3 “candy”. Os doces são respectivos de cada pkmn, então por exemplo um charmander vem com Charmander Candy, e o Rhyhorn vem com Rhyhorn Candy.

combatpower-candy

Todos os Pokémon vem com uma barra chamada “CP” que é diminutivo para “Combat Power”. Essa barra é o poder de ataque do seu Pokémon em uma batalha. Até agora, o único modo que eu vi para aumentar o Combat Power (e o nível) do seu Pokémon é dando Candy.

Você ganha mais Candy daquele pokémon quando captura repetidos e “envia” o seu repetido para o professor. Aliás, neste jogo não é possível você pegar de volta os pkmn enviados ao professor, então é como uma troca: você transfere um pkmn repetido e recebe um Candy em troca.

pkmn-go-transfer

Dando Candy ao seu pkmn ele vai subir de nível, ou você pode também dar a quantidade indicada de doces para Evoluir o seu pokémon!

evolution-pkmn-go

 Qual time escolher?

Você pode lutar em Ginásios à partir do nível 5 (nível 5 de treinador, o seu nível, não o do Pokémon). Chegando no lvl 5, você só precisa clicar em algum Ginásio que o professor vai falar com você, te apresentar as 3 “equipes” de treinadores e você terá que escolher uma. Os times são:

pokemon-teams

Team Instinct:

Spark é o líder do Time Instinto, o time amarelo. Como o nome já diz, ele segue seus instintos e acredita que os pokémon já nascem cada um com seu talento, e que uma batalha pode ser definida por acreditar nos seus instintos. O “mascote” da equipe é o lendário Zapdos.

Tem Mystic:

Blanche é a encarregada do Time Místico, o mais ‘cabeça’ e representado pela cor azul. Essa equipe segue sua paixão científica por evoluções pokémon, e acreditam que manter a calma e pensar sua estratégia é o caminho para o sucesso. O mascote da equipe é o lendário Articuno.

Team Valor:

Candela é a líder do time vermelho, o Time Valor. Essa equipe acredita que pra ser o melhor mestre pokémon, basta treinar pra isso. De acordo com esta equipe, aumentar a força do seu pokémon também aumenta a força dos seus laços com eles. O mascote da equipe é o lendário Moltres.

Até agora, não existe nada divulgado que diga que a escolha do seu time influencia em alguma coisa no jogo em si. De acordo com uma análise feita nas mídias sociais pela Adobe Digital Insights, o Team Mystic é o dominante no recrutamento, com 43% dos jogadores. Em segundo está o Team Valor com 32% e o Team Instinct vem em terceiro com 25%.

Em outra fonte, o resultado é semelhante. Na enquete do site Polygon no twitter, a equipe azul continua liderando com 38%, seguida de perto pela equipe vermelha com 36% e a equipe amarela novamente em último, com 26%.

Eu, ironicamente porém instintivamente, fui com o time amarelo, GO INSTINCT! <3

time-instinto

 

Como são as batalhas em Ginásios?

Nesta versão do jogo não é possível batalhar com outros treinadores. Talvez isso esteja em alguma atualização posterior, ninguém sabe. Mas enquanto isso, você pode ir aos Ginásios Pokémon e desafiar o líder. Até agora eu só lutei 2 vezes em ginásios, e perdi muito feio pois eram ginásios nível 3 (hahahaha) e meu time não está forte o suficiente.

ginasios-pkmn-go

Existem ginásios com líderes dos 3 times: Mystic, Intuition e Valor

Os ginásios funcionam como PokéSpots: você tem que se aproximar do local o suficiente, até ele mudar de cor. Então você verá qual é o nível do Ginásio e qual o pokémon principal do treinador.

As batalhas não são por turnos como nos jogos de game boy a 3DS, onde você escolhe um golpe e o oponente escolhe o golpe dele, e depois atacam cada um na sua vez. Você tem que ficar clicando no pokémon adversário pra atacar, e o oponente também vai te atacar o mais rápido possível. Eu durei bem uns 15 segundos com a minha party de pkmn low-level num ginásio de nível alto. HAHAHAHA!

Como rachar os ovos?

“Chocar” os ovos no Pokémon GO é igualzinho nos jogos da franquia: você tem que andar, até o ovo rachar! E como nos jogos, os ovos de alguns pokémon racham mais rápido que outros.

A diferença é que no pkmn go você tem que colocar os ovinhos numa incubadora. O jogo já te dá uma incubadora de uso infinito de presente, então desde o começo você pode usar uma incubadora pra ~chocar~ os ovos que você ganhar em um posto. Se você quiser rachar mais de um ovo ao mesmo tempo, você pode comprar uma incubadora na lojinha (com moedinhas in-game que custam dinheiro do mundo real), e estas incubadoras compradas estragam após 3 usos.

incubadora-ovo-pkmn-go

 

Algumas dicas finais:

1- Você não precisa sair de casa pra capturar Pokémon

Claro, a intenção do Pokémon GO é que você SAIA DE CASA, ande por aí e explore. Mas você não precisa realmente sair de casa pra capturar pokémons. Claro, andando você tem mais chance de encontrar mais pokémon, mas se você estiver dentro de algum lugar, eles também podem aparecer. (Além disso, você pode usar o Incenso para atrair mais pkmn pra região onde você está, mas esse item é pago)

pkmn-go-dentrodecasa

Tudo sentada no sofá. 😛

2- Poupe sua bateria

Não preciso dizer que o jogo torra MESMO a bateria – e também a sua internet móvel. Então a dica é ter um power bank portátil ou uma bateria extra, pra não acabar ficando incomunicável (e de quebra deixar de capturar vários pkmn). Há também algumas opções de configuração que podem te ajudar com isso. Clique na pokébola para ir ao menu, e depois selecione as configurações. Minha sugestão é você desligar a música e ligar o modo de economia de bateria.

battery-pokemon-go

Se você desligar a música mas ainda deixar os efeitos sonoros e/ou a vibração, você ainda receberá o “aviso” de que há um pokémon por perto. 😉

3 – Não baixe o app ilegalmente

Sensores podem ser enganados, especialmente sensores de localização. Se você tem um iPhone com jailbreak ou um Android com arquivos APK, você consegue fazer o aplicativo “pensar” que você está em outro lugar. Eu sei que a ansiedade de ter o jogo antes do lançamento oficial no Brasil é grande, mas a Nintendo e a Niantic se pronunciaram claramente dizendo que “trapaceiros” estão sujeitos a serem banidos – FOR LIFE – do jogo. Além disso, vários sites “oportunistas” aparecem dizendo pra você se cadastrar ou baixar algum arquivo para instalar o jogo e podem na verdade ser scam ou vírus.

Se você REALMENTE quer muito, tente criar uma conta na App store Norte-Americana (selecione a opção “sem cartão”, já que o app é grátis) ou européia!

4 – Pokémon GO Move guide

Poke Assistant online tool te ajuda a ter uma idéia melhor de que tipos de ataques e outros moves você deve tentar coletar antes de avançar no jogo. É bem útil se você pretende criar uma party competitiva, já que o Pokémon GO vem só com 2 moves e você não pode alterá-los.

5- Pokémon GO Gym guide

O próprio jogo te permite ver quais ginásios estão por perto, mas o Pokie Go Map tem todos os ginásios que já foram “descobertos”, o que pode vir a ser perfeito pra quem quer se planejar pra ganhar dos líderes e conquistar mais ginásios pro seu time.

~***~

Ufa! Então é isso, treinadores! Espero que o post tenha ajudado, e espero que todos vocês aproveitem tanto suas jornadas pokémon quanto eu estou aproveitando a minha! <3 Até a Sookie já tá convivendo de boas com os novos amiguinhos.

sookie-pokemon-go

Agora nos resta esperar que nas próximas atualizações eles tornem possível trocar pokémon e batalhar com amigos ou pessoas por perto, seria o máximo! 😛 Mas até agora, posso dizer que estou amando como esse app relativamente “simples” tem um poder gigante de me fazer feliz e realizar os mais profundos sonhos da minha infância! hahahaha

Beijos!

  1. Patricia says:

    Vc tbm pode deixar seu pokemon em gym amigo, do seu time, pra ele treinar e ficar mais forte (+CP). ✌️

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>